TECNOLOGIA, INOVAÇÕES E STARTUPS NO ESPORTE

Ana Miragaya,
Lamartine DaCosta,
Marcio Turini & Marta Gomes (Eds)






Meio ambiente, esporte, lazer e turismo
Estudos e pesquisas no Brasil, 1967 - 2007

EDITORES
Ana Cristina P.C. de Almeida
Lamartine DaDosta

VOLUMES 1, 2 E 3




Planejamento México





Olympic Studies Reader Vol 2





Santos Dumont & Maria Lenk artigos JOH
DaCosta & Miragaya 2016

Journal of Olympic History articles





Santos-Dumont, aviador esportista:
o primeiro herói olímpico do Brasil

Santos-Dumont, sport aviator:
the first olympic hero of Brazil


LAMARTINE DACOSTA
ANA MIRAGAYA





The Cultural Views of the Olympics
"citius, altius, fortius, pulchrius, humanius"

Olympische Studien (Olympic Studies)
Editorial Bord
Eike Emrich · Karen Joisten · Manfred Messing
Norbert Müller · Otto Schantz · Stephan Wassong
Ingomar Weiler
Volume 16





O Futuro Dos Megaeventos Esportivos - Inovações Pós Copa 2014 E Jogos Olímpicos e Paralímpicos 2016

Andrea Deslandes
Lamartine Dacosta
Ana Miragaya





Atlas do Esporte no Brasil (2005)

Organizador: Lamartine da Costa
Editora Associada: Ana Miragaya
Editores: A. Bramante, C. Duarte, J.C. Eustáquio, J.J. Salles, J. Koff, L.
Nogueira, V. Bitencourt, V. L. Costa e V. Perissé
Endereço da web: www.atlasesportebrasil.org.br

O fato que deu origem a este livro refere-se aos dois terços da população brasileira que tem relações diretas ou indiretas com práticas físicas que visam ao lazer e entretenimento, à saúde, à educação, à inclusão social, à capacitação militar e policial, à participação esportiva, à mobilidade para e no trabalho, à promoção social do trabalhador etc. Trata-se, sem dúvida, de um dos maiores contingentes - senão o maior - da população brasileira, delimitados em termos de participação sócio-cultural, emprego e consumo, gerados por uma atividade específica. A partir desta constatação, pesquisadores voluntários mapearam as atividades físicas no Brasil em quase 300 abordagens diferentes, desde os esportes preferidos até laboratórios, passando por clubes e turismo de lazer esportivo. Este Atlas, portanto, revela as atividades esportivas e seus suportes institucionais e comunitários como um dos principais meios de desenvolvimento social e econômico da sociedade brasileira na atualidade. Este livro representa os resultados de uma das maiores pesquisas sobre esporte até hoje feitas no mundo: cerca de 400 colaboradores e 17 editores, trabalharam voluntariamente durante dois anos, levantando memória (passado) e inventário (presente) de diferentes facetas do esporte e de atividades congêneres, cobrindo todo o Brasil. São 956 páginas em tamanho duplo, com centenas de mapas, quadros e tabelas, completadas por uma seção especial com 200 fotos e figuras que sintetizam a história do esporte brasileiro, do descobrimento em 1500 aos Jogos Olímpicos de Atenas-2004. A obra é multidisciplinar, com seus capítulos apresentados em língua portuguesa (textos completos) e inglesa (resumos), prestando-se a atingir os seguintes públicos: parlamentares e órgãos governamentais; mídia; lideranças e profissionais do esporte, Educação Física, lazer e atividades físicas para saúde; clubes e instituições diversas relacionadas ao esporte; Instituições de Ensino Superior, pesquisadores, professores e alunos no Brasil e no exterior; entidades e autoridades do exterior; e apreciadores dos esportes em geral.






Universidade e Estudos Olímpicos Seminários España-Brasil 2006

Organizadores: Miquel de Moragas e Lamartine DaCosta
Editores: Ana Miragaya, Otávio Tavares, Chris Kennet e Berta Cerezuela


A seleção final de 102 pesquisadores e o envolvimento de 13 universidades da Espanha e do Brasil e outras entidades educacionais atestam um resultado digno de realce a ser atribuído aos Editores, à produção deste livro e às demais atividades do Acordo Brasil-Espanha em Estudos Olímpicos (2006-2007). Além do destaque a ser dado às duas entidades líderes do Acordo - Universidad Autónoma de Barcelona - UAB, pela Espanha, e Universidade Gama Filho - UGF do Brasil, importa relevar o bom nível técnico-científico do empreendimento binacional que arrolou nesta obra temas-chave para o desenvolvimento futuro do esporte e da educação, tais como o estudo de valores, gênero, Educação Olímpica, mídia, marketing, atletas e sociedade, multiculturalismo, gestão e redes de conhecimento, Jogos Olímpicos, voluntariado, Olimpismo, inclusão social, artes e Jogos Paraolímpicos.






Estudos Olímpicos Current Crossroads Intelectual (2002)

Autor: Prof. Dr. Lamartine DaCosta

Capítulos de contribuições:
Profa. M.S. Ana Miragaya
Profa. M.S. Marta Gomes
Profa. Dra. Neise Abreu
prof. M.S. Otavio Tavares

Este volume foi escrito a partir da minha experiência de ensino com os alunos da Universidade Gama Filho (UGF), no Rio de Janeiro, Brasil e da Academia Olímpica Internacional (IOA), na antiga Olímpia, na Grécia. É uma tentativa de encontrar alguns dos problemas que fizeram parte dessas experiências dos últimos 10 anos. O livro tenta orientar um curso entre Legados Olímpicos e relatos especulativos derivados de adiamentos e crises enfrentados pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) nos últimos anos, quando se lida com confrontos internos e externos em questões esportivas.






Meio Ambiente, Esporte, Lazer e Turismo Estudo e Pesquisas no Brasil, 1967-2007 (2007)

Editores: Ana Cristina P. C. de Almeida & Lamartine DaCosta
Endereço na web: www.ufpa.br/numa/images/LivroMeioAmbiente.pdf





Legados de Megaeventos Esportivos

Organizadores: Rejane Penna Rodrigues, Leila Myrthes Magalhães Pinto, Rodrigo Terra e Lamartine DaCosta
Editores: Lamartine DaCosta, Dirce Correa, Elaine Rizzutti, Bernardo Villano e Ana Miragaya
Livro em língua portuguesa com sumários e apresentações em inglês, com 608 páginas, edição do Ministério do Esporte em associação com o Conselho Federal de Educação Física (Brasília 2008). Nesta obra, 71 autores brasileiros e quatro do exterior, pertencentes a 35 universidades, apresentam estudos e pesquisas no tema de legados de megaeventos esportivos, solicitados pela Universidade Gama Filho - Grupo de Estudos Olímpicos desde o início de 2007, em razão da realização dos Jogos Panamericanos no Rio de Janeiro. Posteriormente essa produção técnico-científica foi discutida em Seminário acadêmico (1-5 maio de 2008), também aberto à participação de especialistas do exterior. Nestas condições, este volume - previsto para produzir impacto internacional - representa a criação de um grupo mínimo de sustentação científica para a produção nacional de conhecimentos sobre megaeventos esportivos de acordo com seu enfoque prioritário atual: os legados. Em termos de iniciativa, este livro resulta de uma parceria entre Ministério do Esporte, Conselho Federal de Educação Física, SESI DN, SESC Rio e Universidade Gama Filho-RJ. Os organizadores da obra são: Rejane Penna Rodrigues, Leila Mirtes Magalhães Pinto, Rodrigo Terra e Lamartine P. DaCosta; editores: Lamartine P. DaCosta, Dirce Corrêa, Elaine Rizzuti, Bernardo Villano e Ana Miragaya. O livro teve distribuição gratuita em papel e acesso livre pela Internet em diversos sites do Brasil e do exterior.






Manual de Valores no Esporte





Livro sobre Atividade Física, Promoção da Saúde e do Lazer





Olympic Studies Current Intellectual Crossroads